Conheça alguns serviços que os Escritórios Compartilhados oferecem para quem mudou agora para o Home Office
A retomada da atividade econômica pós isolamento social trará um grande número de novos clientes para os espaços de Coworking no Brasil e no mundo, uma vez que as empresa estarão mais avessas aos riscos de contratos longos e escritórios grandes, com alto custo de manutenção. Os escritórios compartilhados, no entanto, também oferecem serviços para quem trabalha de forma autônoma, realiza atendimentos In-Company ou em Home Office.
- Endereço Comercial : o uso comercial de um endereço por empresas e profissionais autônomos, também conhecido como Escritório Virtual, antecede a existência dos espaços e até do conceito de Coworking. A empresa paga um valor mensal ao escritório para usar o endereço em seu material de comunicação impresso e online, além de realizar reuniões e atendimentos eventuais no escritório. O serviço pode incluir ainda linha telefônica, atendimento telefônico personalizado e gestão de correspondências, todos explicados nos próximos itens.
- Endereço Fiscal : é a definição para a utilização do endereço para abertura de empresa, filial ou registro da empresa ante órgãos governamentais. O endereço fiscal pode fazer parte do serviço de Escritório Virtual ou ser comercializado de forma independente. É importante consultar se seu Coworking oferece serviço de endereço fiscal e ainda que tipo de empresas podem ser inscritas no endereço, já que alguns escritórios oferecem o serviço apenas para empresas puramente prestadoras de serviço e que não precisem de Inscrição Estadual.
- Atendimento Telefônico Personalizado : esse serviço pode ser oferecido como um adicional aos planos de espaço de trabalho, parte de um pacote de Escritório Virtual ou de forma avulsa. Inclui uma linha telefônica (que pode ser oferecida em qualquer DDD ou apenas no DDD do escritório) e uma determinada quantidade mensal de atendimento telefônicos personalizados, além de outros serviços específicos que podem ser adicionados, como gestão de agenda e inclusão de dados em funis de venda. Uma dica é tomar cuidado com as empresas que oferecem atendimentos ilimitados, o que pode indicar que o serviço não é uma prioridade do prestador.
- Gestão de Correspondência : este serviço faz parte do pacote de Endereço Comercial na maioria dos espaços. O cliente utiliza o endereço para cadastros, vendas ou recebimento de mercadoria e o escritório informa quando é recebido um volume, que pode ser guardado, aberto e digitalizado ou reenviado, segundo instruções do clientes. Alguns escritórios oferecem caixas postais exclusivas ou até parceria com grandes e-commerce para armazenamento de entregas.
- Salas de Reunião : além do uso avulso para reuniões ou atendimentos eventuais, muitos Coworkings oferecem pacotes de horas de uso de sala de reunião a baixo custo, para empresas com alta demanda. Escolas de idiomas, cursos profissionalizantes, empresas de RH, escritórios de advocacia estão entre os setores que mais contratam este tipo de pacote.
- Ponto de Retirada : solução nova oferecida para alguns Coworkings para empresas de e-commerce em que o espaço funciona como um ponto de retirada de produtos em uma determinada região. Ao realizar a venda, o e-commerce envia produto e documentação para o ponto de retirada e o consumidor se direciona ao local, normalmente próximo de sua residência, para retirar a mercadoria adquirida. O uso de Pontos de Retirada reduz significativamente os custos de logística e frete.
Leia também no Universo Coworking:
4 tipos de Franquia para trabalhar em Coworking
Coworking para Empreendedores com mais de 49 anos