Na Argentina, a especialização dos espaços de Coworking já chegou à indústria do Vinho.
Os nichos são a bola da vez no mercado de Coworkings. Com o crescimento vertiginoso da oferta, os espaços apostam cada vez mais na especialização em mercados com necessidades e interesses comuns.
A segmentação pode ser feito por interesses de um patrocinador, como o Google e a PortoSeguros, que investem em start-up´s relacionadas a suas áreas de atuação, focados em necessidades do mercado, como o STATE, em São Paulo, ou, ainda, pensada para atender as necessidades de uma região.
Dessa forma, na Argentina, país com produção e consumo de vinho cada vez maiores, surgem os primeiros espaços colaborativos especializados no produtor vitivinícola.
O primeiro Coworking focado em vinho no mundo foi fundado em Mendoza, capital da província (estado) com o mesmo nome. É uma das cidades com maior produção de vinho no mundo, com mais de 1200 vinícolas (bodegas) registradas e foi neste cenário que dois empreendedores decidiram abrir o Grape, o primeiro Coworking do mundo dedicado à indústria vitivinícola. Em 2019, no entanto, o espaço optou por ampliar seu público e mudou o nome para G47 Espacio Empresarial
Na mesma linha de mercado, em Buenos Aires, também em 2018, nasceu o WINING SINERGIA, hoje, único Co-working no país em funcionamento com foco neste mercado. Segundo os fundadores, o espaço foi criado para gerar novas possibilidades de negócio e crescimentos para vinícolas, distribuidores, sommeliers, jornalistas e outros profissionais do mundo do vinho.
Além de espaço de trabalho, o Wining oferece aos seus membros consultoria especializada, espaço de eventos, armazenagem condicionada e uma loja onde o cliente pode expor seus produtos para venda (os serviços variam de acordo com os planos contratados).
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