Já pensou em dividir o local onde mora com mais pessoas? E não estamos falando de seus familiares e parentes. Pois bem, é sobre isso que se trata o coliving!
Já pensou em dividir o local onde mora com mais pessoas? E não estamos falando de seus familiares e parentes. Pois bem, é sobre isso que se trata o coliving!
Mais do que uma alternativa que gera economia aos moradores, os valores que dão base para essa ideia são sustentabilidade, cooperação e socialização.
O que é o Coliving?
Você provavelmente já ouviu a explicação de que o trânsito intenso nas metrópoles é culpa principalmente da quantidade de carros, certo? Pois bem, podemos trazer o mesmo raciocínio quando falamos sobre habitações individuais.
Principalmente porque, desde que o ser humano passou a viver de forma individualizada, passou a consumir mais recursos também.
É isso que talvez esteve na mente do criador de Sættedammen, comunidade que existe desde 1972, que hoje reúne 35 famílias na Dinamarca.
Podemos dizer então que, por mais que pareça inovador e moderno, esse conceito de economia colaborativa não é tão novo assim e remete ao auge dos movimentos hippie. .
Como ele funciona
O Coliving consiste em um espaço onde as pessoas compartilham a moradia, por consequência, fazem diversas atividades do dia a dia juntas. As refeições, os espaços de trabalho ou de vivência são todos compartilhadas pelos moradores.
Podem ser espaços semelhantes a pousadas, onde os moradores podem ficar por uma noite ou morar. Por outro lado, também pode vir configurado na venda de pequenos apartamentos, onde os moradores usam os espaços comuns para realização de atividades do dia a dia.
Além do sistema colaborativo, tais moradias têm se mostrado uma ótima alternativa para criar relacionamentos e compartilhar experiências.
Sobretudo em caso de pessoas que trabalham nos grandes centros, ficando mais perto do trabalho, resultando em mais economia de recursos.
O primeiro Coliving do Brasil
A Kasa foi o primeiro Coliving do Brasil, trazendo apartamentos de bom gosto, com suítes de todos os tamanhos e prontas para morar. Com espaços diferenciados, como coworking, oferecem serviços completos para os moradores.
Outro exemplo é a Housi, que também resolveu apostar em apartamentos, que podem ser alugados por uma noite ou para morar o tempo necessário. Lá os serviços são todos feitos por profissionais, onde o moradores desfrutam da convivência em comunidade.
Esse são apenas exemplos, pois temos já temos esses espaços espalhados na região nordeste, sudeste e sul do país. O que não faltam são adeptos a esse conceito, que aproveitam para tornar a vida mais fácil e mais recheada de companhia.
As vantagens do Coliving
Agora é importante destacar as vantagens em torno do Coliving, que podem ser sociais ou econômicas. Primeiro, há menos desperdício de recursos, pois todos os moradores compartilham espaços como sala, cozinha e lavanderia.
Falando sobre as grandes cidades, temos redução dos espaços residenciais. Isso gera melhor planejamento urbano, diminuindo superlotação.
Além disso, é uma oportunidade de fazer amigos, interagir com as pessoas, ótima maneira de fugir do mundo virtual. Por fim, é uma alternativa para quem quer ampliar suas conexões profissionais e trocar experiências também.
Por fim, não precisamos restringir uma idade para o público-alvo dos espaços de Coliving. Isso porque é comum despertar interesse dos jovens pela inovação, mas podem ser uma alternativa interessante para idosos viverem juntos.
Dessa forma, pode tornar melhor a vida de diversos perfis, desde que queiram viver essa experiência. Certamente em breve vamos ter muito mais espaços como esses espalhados pelo país.
Agora você consegue entender o que são os espaços de Coliving. Para além disso, quais os valores que estão por trás desse conceito de moradias, quem sabe até não considera viver em um!
Conheça os CoLiving de sua cidade:
SÃO PAULO:
KASA : kasa.com.br IG: @kasacoliving –
DAS HAUS: www.sitedalar.com IG: @instadashaus
NIA Coliving niacoliving.co IG: @nia.coliving
COLMEIA colmeiacoliving.com.br IG: @colmeiacoliving
YUCA www.yuca.live IG @yuca.live
RIO DE JANEIRO:
HUB Coliving hubcoliving.com.br
PORTO ALEGRE:
OKA www.okacoliving.com.br IG: @okacoliving
RENT COLIVING www.rentcoliving.com.br IG: @rentcoliving
Haus Von Ritter www.ritterhoteis.com.br/haus-coliving IG: @hauscoliving
Varias localizações:
HOUSI housi.com IG: @housioficial – SP, RJ E POA
ULIVING uliving.com.br/unidades-uliving IG: @ulivingbrasil – SP, RJ, Santos e Campinas
Leia também no Universo Coworking:
A diferença entre Coworking e Hub de Inovação
Co-Kitchens: o que você precisa saber sobre as cozinhas compartilhadas